Meu roteiro de viagem pela França

Como já comentei aqui antes, passei minha últimas férias viajando pela França e absolutamente amei todos os lugares por onde passei! Foram 15 maravilhosos dias de primavera (fui em junho) que já sinto falta...

Essa época do ano é uma das minhas preferidas para viajar pelo hemisfério norte e dei sorte de pegar dias super agradáveis, paisagens floridas e os lugares não tão lotados como na altíssima temporada (julho e agosto)!

Vou tentar ser breve e apenas colocar objetivamente meu roteiro aqui!
Clique nas fotos para aumentá-las*.

Destino #1: Marseille. Como a Wikipédia bem nos diz, é a segunda cidade mais populosa da França. Apesar dela ser grande, tem todo o charme de uma cidade portuária do sul da França. Cheia de história, atividades culturais e rica gastronomia! O forte de lá são os peixes e frutos do mar e o prato típico é o bouillabaisse, uma espécie de ensopado! Vale à pena: passear pelo porto e sentar em um dos restaurantes por ali, visitar o museu MUCEM e o Château D'If.


Um pouco do porto.

A vista do museu MUCEM/Fort Saint-Jean.

A famosa Catedral de Marseille.

Vista da Notre-Dame de la Garde (basílica na parte mais alta da cidade). De lá é possível ver a ilha do Château D'If.

Destino #2: Calanques (Cassis). Essa região é um tesouro! São falésias com praias lindas e incríveis entre elas. Fomos de carro de Marseille para Cassis e estacionamos o mais próximo possível de Port Miou. De lá vamos fazendo caminhadas/trilhas de uma praia para a outra. Também é possível fazer esse passeio de barco! Algumas partes do caminho são um pouco cansativas e até perigosas, mas o visual vale à pena! Invista no tênis e no protetor solar, leve lanche e água (lá praticamente não tem lugar para comprar) e se joga!


Port Miou.

Vista da trilha.

Chegando na praia de Port Pin.

Água maravilhosa! E super gelada também.

Fizemos esse passeio em um dia e voltamos para Marseille. No dia seguinte, dirigimos para o nosso próximo destino. No caminho, paramos para almoçar em Aix-en-Provence, uma cidade linda linda linda! Valeu muito a passadinha e sei por amigos que vale a estadia também!


Um pouquinho de Aix-en-Provence e suas ruazinhas com floriculturas e lojas de doces!


Destino #3: Parque Gorges du Verdon. Região da Provence com o lago da cor mais surreal que já vi na minha vida, dentre os cânions. Além do Lac de Saint-Croix, que pode ser desbravado de diversas formas (caiaque, barco, pedalinho...), as diversas mini-cidades medievais da região são um espetáculo à parte! Todas pequenas, com suas igrejinhas, lojinhas de produtos típicos (azeites, queijos, trufas, vinhos, perfumes, todos os produtos que você possa imaginar de lavanda, louça, etc) e restaurantes que eram uma delícia descobrir! Ficamos hospedados em Moissac-Bellevue. Essa região é onde é mais imperioso alugar um carro. Dá para visitar umas três cidadezinhas por dia, sem pressa! E as estradas são um caso à parte: plantações de lavanda, girassóis e diferentes ângulos do cânion!


Moustiers-Saint-Marie. Uma das muitas cidadezinhas lindas da região!

Lac de Saint-Croix e a cor de água mais incrível desse planeta!

Mais do lago.

 Na parte mais estreita do lago é possível fazer passeios de barco, bote, caiaque ou pedalinho. 

Vista de Aiguines, outra cidadezinha que visitamos. Lá comprei azeite e sal trufados maravilhosos!

Plantação de lavanda. A melhor época para vê-las bem roxinhas é no meio do mês de julho, mas no início de junho já possível vê-las florescendo.

Praça de Valensole, mais uma cidadezinha encantadora.

Destino #4: Nice. Foi bem difícil deixar a região da Provence para trás, mas as águas transparentes de Nice nos aguardavam! Há quem ache Nice meio sem graça, mas eu adoro! Além da praia (de pedras!!! Todo mundo reclama, mas eu não me incomodo) e seus beach clubs, a parte antiga da cidade é uma gracinha! A cidade tem boas opções de restaurantes e dessa vez fui ao Museu Matisse, que ainda não conhecia! Adorei! Outra qualidade de Nice é ficar próxima a outros destinos desejados como Cannes, Antibes e Monaco.


A praia de Nice com suas pedrinhas e água transparente.

Uma feira no meio do caminho!

Um pouco da Vieux Nice.

Museu Matisse, que fica dentro de um parque bem gracinha! (Nesse dia ia ter uma espécie de comício, por isso o palquinho e as cadeiras.)

Devolvemos o carro assim que chegamos em Nice e por lá realmente não é necessário. Para o nosso próximo destino pegamos um avião.

Destino #5: Paris. Ahhhh Paris... Não tem muito o que dizer né?! A cidade é incrível! É uma das que mais visitei na vida, mas sempre vou embora com a sensação de que deixei de ver muita coisa! É tanto museu, tanto restaurante, tanto parque que simplesmente não dá! Uma vida é pouco para Paris! Bem, dessa minha última vez pela cidade destaco: Museu Picasso, passeio a Giverny (casa e jardins de Monet, que não é Paris, mas é próximo) e o restaurante Le Pré Catelan


Um clichê, mas como resistir?! Não importa quantas vezes a veja, sempre fico encantada!

A casa de Monet, em Giverny.

Os jardins de Monet! Não à toa que ele era tão inspirado! Olha que lindo!!!
Atenção: a casa não fica aberta o ano todo. Confira a programação e se puder vá na primavera ou verão para ver essa maravilha toda florida!

Vejam bem, eu poderia ficar horas falando sobre outras mil coisas maravilhosas, inclusive aquelas que são "tem que fazer" na cidade, mas escolhi essas três primeiras vezes para mim, que foram muito especiais e inesquecíveis! Ah: incluiria também a missa que assisti na Capela da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa! Me emocionei muito e senti uma paz imensa. Mas como é algo religioso e muito pessoal, vai de cada um incluí-la ou não em seu roteiro. Também super indico o passeio para Versailles, simplesmente encantador!

Destino  #6: Vale do Loire. Depois da maravilhosa estadia em Paris, alugamos novamente um carro e partimos para a nossa última parada: a região do Loire, famosa pelos seus castelos medievais e imponentes! Nunca tinha ido e achei muito legal!!! Para ir de um castelo para outro você vai precisar de carro (ou então agendar transporte turístico). Dá para ver dois, até três em um dia. Mais que isso acho que fica cansativo! Ficamos hospedados na micro-cidade de Vouvray. Além dos castelos em si, as cidadezinhas são sempre uma graça! 

O rio Loire e o castelo de Amboise. Amboise, aliás, foi a minha cidadezinha favorita dentre as que visitei.

Castelo Chenanceau. Meu preferido! A história das sete damas que o habitaram ao longo do tempo é muito interessante!

Um dos jardins de Chenanceau.

Castelo Chambord. Um dos mais famosos castelos do mundo! Ele é enorme e era usado como pavilhão de caça.

Depois de alguns dias por lá voltamos direto para o aeroporto em Paris, onde deixamos o carro e pegamos nosso voo de volta para casa.

Uma coisa importante: sei que parece muita coisa para pouco tempo, mas prometo que foi zero corrido! Eu e meu namorado dividimos bem a viagem e conseguimos fazer tudo com calma e com muito tempo para descansar. É só uma questão de planejamento!

Se alguém quiser alguma dica mais específica (hotel, restaurante, programação, etc.) é só pedir nos comentários! Vou adorar responder :)

Ai que saudade.... Quero voltaaaaar!!!!!!!!

P.S.: Falei ali em cima que ia ser super objetiva, mas o post acabou ficando bem grande. Desculpaê! Me empolguei...

*Todas as fotos deste post foram tiradas por mim.

0 comentários:

Postar um comentário