Italia Week! Italia in Rio - Pizzas

Continuando a Italia Week hoje o post será sobre a delícia mais emblemática do país: a pizza!!!

Vocês sabiam que a origem da pizza é controversa e não foi uma invenção dos italianos? Segundo o Wikipédia, alguns historiadores atribuem aos egípcios a genial ideia de misturar farinha e água para fazer a massa, e outros, aos gregos. De qualquer forma, mesmo sem Ana Maria Braga ou Dona Benta, os italianos ficaram sabendo da receita e a aperfeiçoaram como ninguém!

A primeira vez que viajei pra lá me decepcionei muito com a pizza. Fui querendo uma pizza bem brasileira (ou americana) com muito queijo, muito molho, uma massa média e não achei nada nem perto disso! Inclusive muitas delas não levavam nem queijo, nem molho de tomate!

Hoje em dia  aprecio muito mais uma massa fininha e bem feita, um forno à lenha, um molho de tomate verdadeiro (e não aquele da latinha) e ingredientes selecionados! E agora vou indicar lugares aqui no Rio onde você encontra pizzas exatamente assim!

Bráz
O Rio possui duas filiais da pizzaria paulista e são bem espaçosas, bem movimentadas e, na minha opinião, com as melhores pizzas da cidade! Nos finais de semana, tem que chegar cedo – a fila de espera é certa!


Onde? Rua Maria Angélica, 129 – Jardim Botânico e Av. Érico Veríssimo, 46 – Barra da Tijuca.

Mamma Jamma
Bem pertinho da concorrente, no Jardim Botânico, fica a Mamma Jamma! As pizzas são bem fininhas e muito saborosas e as doces são um espetáculo à parte!


Onde? Rua Saturnino de Brito, 50 – Jardim Botânico/Lagoa.

Tizziano
Apenas recentemente fui apresentada a esse restaurante, apesar dele ser bem tradicional! O Tizziano tem muitos pratos de massas, mas o forte mesmo é a pizza! Uma delícia! E você ainda é recebido pelo simpático Expedito que faz de tudo para o cliente ser sempre bem atendido!


Onde? Av. Armando Lombardi, 1010 – Barra da Tijuca.

Capricciosa
Apesar de não concordar com o  título de “melhor pizza da cidade” dado por guias especializados, eu gosto muito da Capricciosa! Ela é realmente muito gostosa e leva o selo de D.O.C (de origem controlada).


Onde? Rua Vinícius de Moraes, 134 – Ipanema, Rua Maria Angélica, 37 – Jardim Botânico, Rua Domingos Ferreira, 187 – Copacabana e Av. Olegário Maciel, 108 – Barra da Tijuca. Eles ainda contam com uma charmosa filial em Búzios!

Stravaganze
Na mesma linha das demais, pizzas fininhas e saborosas douradas no forno à lenha. Fica em uma charmosa casa em Ipanema, quase na esquina com a Lagoa.


Onde? Rua Maria Quitéria, 132 – Ipanema.

Vezpa
Eles até vendem pizzas maiores, mas a graça da Vezpa é pedir a fatia (algumas triangulares e outras retangulares) e ficar comendo no balcão ou próximo à loja! O toque retrô dá um charme a mais!


Onde? Av. Ataulfo de Paiva, 1063 – Leblon, Rua Farme de Amoedo, 75, loja B – Ipanema e Rua Djalma Ulrich, 91, loja E – Copacabana.

Bônus: Pizzaria do Chico
Essa entrou na categoria bônus porque, por mais que eu goste, não se encaixa naquela descrição de massa fina crocante, forno a lenha e ingredientes selecionados. Mas a Pizzaria do Chico tem seu valor! Ela fica em uma garagem, em Santa Teresa e tem tamanhos enormes e apresentação simples. São poucas as mesinhas (tortas e de plástico) e o lugar está sempre cheio! Verdade seja dita que depois da "fama" eles aumentaram consideravelmente o preço, mas a pizza ainda é muito gostosa e o programa vale pela experiência, pelo humor do Chico (às vezes ótimo, às vezes não tão bom) e pela visita ao bairro, que é um charme!


Onde? Rua Santa Cristina, 21-A, Santa Teresa/Glória.

0 comentários:

Postar um comentário