Italia Week! Italia in Rio - Gelatos

Recentemente voltei de férias na Itália e, claro, já estou morrendo de saudades!!! A paisagem linda, os italianos simpáticos, as flores bem cuidadas e dispostas nas varandas, as vielas estreitas... Podia ficar horas descrevendo as maravilhas italianas, mas, sem dúvidas, uma das principais atrações do país é a gastronomia!

Os mil tipos de massa, os molhos riquíssimos, as focaccias, os vinhos, os sorvetes, as pizzas, os frutos do mar... Tanta coisa deliciosa! 

E nessa nostalgia me dei conta que existem aqui no Rio de Janeiro vários lugares que podem matar um pouquinho da minha saudade e hoje será o primeiro de uma série de posts sobre isso! Uma Italia Week aqui no Lily Mix!

Vamos começar com os gelatos??? Os gelatos italianos são sorvetes suuuper cremosos e saborosos! Eles são colocados nos copinhos (ou coppetta) ou casquinhas com espátulas, e não em bolas. São sabores tradicionais nocciola (avelã), stracciatella (flocos) e fior di latte (um creme bem suave). E aqui no Rio existem algumas gelaterias tradicionais e outras que abriram recentemente:

Vero Gelato Italiano 
Segundo o site é a única sorveteria do país a receber certificação da Academia della Gelateria Italiana. É comandada pelo italiano Andrea Panzacchi.


Onde? Rua Visconde de Pirajá, 260 - Ipanema.

Venchi
É uma marca de gelatos e chocolates tradicionalíssima da Itália que expandiu seus negócios pelo mundo. Ano passado, abriu sua primeira casa no Rio de Janeiro, no Leblon. O sabor de sorvete mais tradicional é o Gianduia, mistura de chocolate e avelã!


Onde? Rua Dias Ferreia, 217, loja A - Leblon e Rua Visconde de Pirajá, 540 - Ipanema.

Bacio di Latte
Tradicional em São Paulo, a gelateria desembarcou no Rio recentemente e não perde em nada para os gelatos italianos! Sempre fresquinhos e cremosos, os sorvetes são uma verdadeira perdição!


Onde? Shopping Leblon e Barra Shopping.

Officina del Gelato
Os italianos Luca Fagioli e Roberto Falleti trouxeram uma autêntica gelateria italiana para Copacabana, no início deste ano. Quando entrei lá tive uma ótima sensação de déjà vu! A decoração, o armazenamento dos sorvetes, o cheirinho dos cones fresquinhos, tudo é extremamente fiel à Itália! A decoração retrô também é um charme!


Onde? Av. Nossa Senhora de Copacabana, 903 - Copacabana.

Amarena Gelateria Italiana
É uma das gelaterias mais tradicionais do Rio e traz tanto sabores tradicionalmente italianos, como frutas tropicais em sorvetes cremosos e aveludados, há mais de 30 anos (ou seja, antes da moda)! Os sorbets de frutas (sem gordura) também são um hit da casa, que combinam muito bem com o verão!


Onde? Rua Barata Ribeiro, 516 - Copacabana e Av. Ataulfo de Paiva, 209, loja F - Leblon.

Momo Gelato
Se auto-define como uma "carioquíssima gelateria", misturando a tradição do gelato italiano com sabores e vibe que agradam em cheio os moradores do Rio! A última deles? Sorvete de whey protein, para agradar até o mais fit dos seus clientes!


Onde? Rua Dias Ferreira, 147 - Leblon.

2 comentários:

  1. amo!! experimentei um no Venchi que parecia ferrero rocher!! uma delicia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm agora tenho que ir lá provar esse!!!!!!

      Excluir