Italia Week! Filmes para se (re)apaixonar pela Itália

Para terminar a nossa semana dedicada a esse país maravilhoso, lindo, romântico e delicioso, nada melhor do que uma sessão de filmes italianos ou que remetem à Itália!

Então prepara uma focaccia e uma taça de vinho que o final de semana promete!

La Dolce Vita
Como começar de outra maneira senão com esse icônico filme de Fellini, um dos maiores cineastas da Itália e do mundo?! O filme de 1960 acompanha uma semana na vida do jornalista paparazzo Marcello Rubini, em Roma. A cena mais antológica é da musa Anita Ekberg na Fontana di Trevi.



Sob o Sol da Toscana
Recém divorciada, a escritora Frances Mayes resolve mudar radicalmente sua vida ao comprar uma casa na Toscana para tentar terminar seu texto. Ela acaba se envolvendo com a reforma da casa e com as pessoas da comunidade. Daqueles filmes leves, bem gostosos e com paisagens maravilhosas! Prepare-se para terminar o filme querendo comprar uma casa na Itália também!



A Vida É Bela
Ganhador de 3 Oscar, inclusive de melhor filme estrangeiro, protagonizado e dirigido por Roberto Benigni, é considerado uma "comédia dramática".  Em um campo de concentração nazista, um pai faz de tudo para que seu filho não sinta falta da mãe e acredite que tudo aquilo é uma grande brincadeira. Lindo e emocionante. 



Perfume de Mulher
O remake de 1992 estrelado por Al Pacino e Chris O'Donnell talvez tenha ficado mais famoso que o original italiano de 1974, que se passa em Genova e Roma. O pano de fundo, no entanto, é o mesmo: um jovem acompanha um amargo capitão cego em uma viagem em busca de aventura e mulheres.



Romeu e Julieta
Romance clássica de Shakespeare infinitamente adaptada, mas como a história se passa em Verona, esta versão dirigida por Franco Zeffirelli de 1968, totalmente gravada na Itália, vale ser vista!



Para Roma Com Amor
Este recente filme de Woody Allen nos mostra quatro histórias que se passam na capital italiana. Além dos segmentos divertidos, mais uma vez os cenários se destacam! O elenco é estrelado - tem o próprio Woody Allen, Alec Baldwin, Penelope Cruz, Ellen Page, Jesse Eisenberg e Roberto Benigni (de "A Vida É Bela")!



O PoderosoChefão 
Eu não poderia deixar de fora a minha trilogia preferida! A adaptação para os cinemas de Fernando Coppola, com base no livro de Mario Puzo, é uma das obras mais icônicas da história do cinema. O primeiro filme costuma ser o preferido da maioria e é o meu também, mas quanto mais assisto a trilogia, mais gosto do segundo e do terceiro (inclusive eles têm mais cenas na Itália)! Apesar da família Corleone morar nos EUA, as raízes sicilianas permanecem muito presentes e a busca pelo passado, no último filme, é bem emocionante.




3 comentários:

  1. Lily, faltou Cartas para Julieta!!! Um dos meus preferidos, com Amanda Seyfried. Passa na Toscana. Já viu? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Fabi! Eu ia citar esse quando falei de Romeu e Julieta.. É bem fofo esse filme e acho as paisagens melhores que a historia hehehe vale a pena!

      Excluir
  2. AMO o poderoso chefao e a vida é bela! fiquei curiosa pra ver Sob o Sol da Toscana, nao conhecia...

    ResponderExcluir