Maquiagem - técnica do contorno

Essa técnica de maquiagem não é nenhuma novidade entre maquiadores profissionais, mas foi há relativamente pouco tempo que ela se popularizou e virou tema de mil tutoriais e vídeos internet a fora.

O mais interessante dessa difusão da informação é a possibilidade de nós, sozinhas, tentarmos fazer também! Como tudo relacionado à maquiagem, é necessário tentar, tentar e tentar até acertar! Para fazer um delineado gatinho, para esfumar muito bem a sombra, para passar aquele batom vermelho perfeitamente, TUDO depende de muito treino na frente do espelho!

Bem, o contorno é usado, principalmente para aquela maquiagem mais elaborada, completa, especialmente para fotos e vídeos (casamentos, formaturas, etc.). Óbvio que nada impede usar todos os dias, sendo possível até fazer de uma forma mais rápida e leve!

O objetivo é definir bem o rosto, usando a técnica de sombra e iluminação para disfarçar os defeitinhos e destacar os pontos fortes! Para isso se usam bases e corretivos em tons diferentes ou bronzers e iluminadores específicos para esse objetivo (ou pode usar tudo ao mesmo tempo!). Vejam:

Kim Kardashian é a musa dessa técnica e usa sempre!



Reparem que a base ou pó mais escuro vai nas áreas que você pretende "esconder", como é o caso da parte debaixo do queixo; "afundar", logo abaixo das maçãs do rosto ou "afinar", como é o caso das laterais do nariz. Estes têm o objetivo de emagrecer o rosto. 

Já a base mais clara ou o iluminador vai nas partes que se quer "trazer a frente" e destacar, como no alto do nariz (complementando o objetivo "afinador" da parte mais escura"), abaixo dos olhos para um visual mais "acordado" e abaixo das sobrancelhas para levantá-las.

Obviamente é necessário esfumar MUITO para que o efeito seja perceptível, porém sutil. Bons pincéis são muito necessários! Caso contrário, você corre o risco de ficar com a pele manchada e aparência fake, vide exemplo abaixo:  

Nick Minaj mostra como pode dar errado!

Melhor do que fotos, são os vídeos e para isso recomendo a Julia Petit e Amanda Ensing (os vídeos só aparecem para quem está visualizando este post pelo computador, caso contrário é só clicar nos nomes das blogueiras que tem link para os vídeos no YouTube).



E por último, apesar de existirem vários kits específicos no mercado, é importante saber que você pode usar o que já tem em casa: aquela base que você comprou no tom errado, corretivos, blush, pó iluminador, bronzer... O importante é usar e abusar do claro e escuro!

Agora é correr pra frente do espelho e praticar! O contorno é seu aliado!

Um comentário:

  1. kim musa das musas!!! mas as vezes fica meio exagerado e parecendo uma boneca!

    ResponderExcluir