Programação off-carnaval

O feriado do carnaval é oficialmente na 3ª feira, dia 4 de março, mas a maioria dos brasileiros começa a aproveitar desde a 6ª feira! Para os que querem cair na folia já dei as dicas em outro post, mas para os que não estão no clima, aqui vão alguns programas para aproveitar o Rio de Janeiro nessa época:

1) Aproveite a programação cultural da cidade! Pedi para a minha amiga que entende tuuuudo de cultura para dar dicas do que vai funcionar durante o carnaval (valeu, Mai!):

Roteiros Geográficos do Rio – O projeto que oferece passeios gratuitos no Rio de Janeiro promove no dia 1º de março, - sábado de Carnaval e aniversário da cidade – o tour “A Grife Rio de 449 anos – da Ladeira de Misericórdia ao Castelo de Santa Luzia”. O encontro está marcado para as 15h, junto à Ladeira da Misericórdia (atrás do Museu Histórico e do Museu da Imagem e do Som).
Mais informações sobre o projeto e o itinerário no link: http://www.roteirosdorio.com
Página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1411279519121560/
Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB-RJ) – Outra dica é o CCBB que funciona normalmente até domingo de Carnaval (2 de março), fecha segunda (3) e terça-feira (4), e reabre ao meio-dia da quarta-feira de cinzas. O grande destaque da programação de um dos centros culturais mais bacanas da cidade, que também conta com cinema e teatro (mais informações no link abaixo), são as exposições “Amor Amor Amor” (até 31 de março) e “Resistir é Preciso” (até 28 de abril). A primeira é dedicada ao “amor em suas mais distintas formas e configurações” e reúne trabalhos de 22 nomes consagrados da fotografia mundial. A segunda mostra (fotos), idealizada pelo Instituto Vladimir Herzog, marca os 50 anos da ditadura militar no Brasil (1964-1985) e apresenta um grande conjunto de obras de arte e documentos históricos – alguns censurados por muitos anos – daqueles e/ou sobre aqueles que lutaram pela reconstrução da democracia. Imperdível!

Fotos por Maíra Pereira
As exposições são gratuitas. O teatro custa R$ 10 (inteira) e o cinema R$ 4 (inteira).
Horário: até domingo (2), das 9h às 21h.
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Site: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro
Telefone: (21) 3808-2020
Dicas do Se Vira no Rio replicada pelo Catraca Livre

UPDATE! Acabei de receber mais uma dica ótima de outra amiga que está por dentro (obrigada, Fabi!) - é sobre o Lavradio Jazz Festival: programação para todos os dias do carnaval, com shows gratuitos de jazz, que acontecerão na frente do Rio Scenarium, na Lapa.


2) Faça um programa diferente! Desde visitar aquele ponto turístico que todo mundo conhece, menos você que vive na cidade, até um piquenique no Parque Lage (no parque do Jardim Botânico não é permitido)! 




Fiz isso recentemente e adorei! O parque é lindo, com ampla área verde e diversos lugares para você estender a toalha ou a canga e espalhar uns quitutes. Combine com os amigos de cada um levar uma comida ou bebida, ache uma sombrinha e será diversão na certa! Ótimo programa para adultos e crianças.

Para quem não quer ter o trabalho de levar o que for consumir, dentro do parque tem o D.R.I, um restaurante ótimo para o café-da-manhã ou almoço (ou um brunch pra quem quer ficar no meio-termo)! 


3) Pratique o SUP! O stand up paddle é relativamente recente, mas já tem áurea de tradição pelas praias do Rio. Em qualquer dia, a qualquer hora, se o mar não estiver muito agitado, você vai ver as pessoas em pé nas pranchas, remando de um lado para o outro!

Foto por Flora Aragon

Tive a oportunidade de experimentar essa atividade e adorei! Super recomendo! 

Existem muitos profissionais que ensinam e alugam o material espalhados pelas praias da cidade, basta uma pesquisa rápida no santo Google. Mas na Zona Sul recomento em Ipanema, o SUP Rio e em Copacabana, no Posto 6, a barraca ao lado da primeira quadra de vôlei (não tenho o nome, sorry). O Posto 6, aliás, costuma ser um dos melhores lugares para a prática, com menos ondas.

4) Faça a maratona do Oscar! Ainda dá tempo! A premiação é nesse domingo, mas dá para fazer um intensivão e assistir os filmes indicados.



Eu assisti  "O Lobo de Wall Street" e "Trapaça" e gostei dos dois, mas o primeiro ainda sai na frente, na minha opinião! 

E em relação aos atores principais, apesar de ter achado o Christian Bale excelentemente irreconhecível em "Trapaça", estou apostando no Leonardo DiCaprio como o vencedor da noite, ele merece!

Não assisti ainda "12 Anos de Escravidão" mas pelo zum-zum-zum que a moça está causando, aposto em Lupita Nyong'o como ganhadora do prêmio de melhor atriz coadjuvante.

+ sobre os filmes indicados (com trailer): http://g1.globo.com/pop-arte/oscar/2014/

5) Relax! Às vezes tudo o que a gente quer é aproveitar o dolce far niente, aquela sensação maravilhosa de não ter nenhum compromisso, nenhuma hora marcada, nenhum despertador.. Apenas você e seus pensamentos.. Isso se sua rua estiver fora da rota dos bloquinhos, pelo menos!

Aproveite para botar as horas de sono em dia, ler aquele livro que você tinha parado no meio, as revistas que estão acumulando em cima da mesa ou ver aquela série que todo mundo fala!

Aliás no quesito série tenho minhas sugestões (já com links para assistir online, sem baixar):

* delicie-se revendo FRIENDS sem parcimônia
* grude os olhos na tela com Breaking Bad
* se segure no sofá de tanta tensão assistindo Game os Thrones
* ria sem restrições da deliciosa Modern Family


Bom carnaval não carnavalesco!

4 comentários:

  1. Carnaval tranquilo... Do jeito q eu gosto!

    ResponderExcluir
  2. adorei!!!! minha cara esse post!!! viva ao carnaval sem blocos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por anos caí na folia, esse ano só quero peace!!!

      Excluir
  3. Muito bom o post , eu para o carnaval sempre gosto de ficar em casa e assistir alguns filmes pelo pc Online http://www.filmesonlinenopcgratis.net/

    ResponderExcluir